Take a look

Instagram

domingo, 2 de outubro de 2011

Jornada Mundial da Juventude.


Venho tão cheia de tudo, tão cheia de energia, de ideias, que me é quase que impossível dizer tudo aquilo que aqui trago, é um misto de sentimentos, de felicidade, no entanto vou tentar partilhar algumas das lições que aprendi.

Foi complicado alguns destes dias, desde da água gelada até ao calor que impossibilitava de se ter uma noite bem dormida, no entanto tudo valeu a pena, tudo tem uma razão de ser.

Finalmente percebi alguns dos sinais que têm aparecido ao longo do meu caminho, olho para trás e vejo que valeu a pena todas as dificuldades, todas as curvas, todos os passos atrás, todas as lágrimas, porque para se chegar há felicade é necessário haver drama, desejos, sonhos, é preciso ser se firme lutador para assim se alcançar o que se quer.

"Aprendei a meditar, a ler de modo não superficial, mas em profundidade a vossa experiência humana: descobrireis, com admiração e alegria, que o vosso coração é uma janela aberta para o infinito!"

Se até hoje meditei muitas vezes sobre todas as coisas, agora sinto que sou capaz de o fazer com mais intensidade, e de o descrever melhor ainda,o surgir das dúvidas faz parte, é isso que me faz mover na busca das respostas que preciso para continuar o caminho. A luta que cada um de nós tem, essa tem que ser feita no nosso interior, as decisões aos pouco vão tomando rumo, a consciência vai sendo adquirida.

A vida é uma aventura, inicia-se com um passo, um desejo que nos faz mover, é esse desejo que nos faz ir há luta, tomar rédeas e avançar na procura do "infinito", naquilo que realmente nos realiza enquanto pessoas.

"O homem só na clareza e na segurança encontra energia para agir"

E essa clareza onde a podemos encontrar? e a energia?

As questões vão surgindo, as respostas estão algures ao longo da estrada que percorremos, para as encontrar temos que nos deixar guiar pela nossa bússula, o nosso coração, é ele que nos dá essa clareza e segurança para agir, é ele que nos deve guiar pela vida, dando-nos a possibilidade de perceber o nosso verdadeiro "eu".

"Cada um de nós descobre em si uma série de capacidade, desejos, impulsos, um temperamento. São-nos dados, todos estes dons, para alguma coisa na vida, para usá-los, para viver: como posso eu usar estes dons que o Senhor me deu (...)"

Estes dons leva-nos há nossa vocação, ao encontro do meu "eu", escolhe-la não é um ponto de chegada mas sim de partida, é o iniciar de uma caminhada. É a vocação que estabeleçe uma relação com "inifinito", não ter a vida resolvida não é um problema, porque se assim estivesse nós iriamo-nos acomudar, ficaríamos parados, não nos iríamos aventurar e o desejo desvanecia, impedindo-nos de ir em busca de nós próprios. Ir de encontro ao desconhecido faz parte da caminhada. Amar é também um desejo, é desejar estar com outra pessoa, apaixonar-se é identificar a eternidade no outro é isso que nos possibilita amar.

"Que apaixonando-te a pessoa que mais te faz vibrar, que mais te abre, que mais te relança, que mais te incita a uma coisa diferente é mediadora: Tu estás chamado a abrir-te à totalidade através deste facto que te aconteceu, que encontras em ti. Se Deus te dá essa pessoa não é para te bloquear aí, mas para te abrires mais ao Mistério, para te abrires mais aquela totalidade para a qual foste feito: então começas a ter indicios da vocação que Deus te chama. Tu caminhas ao Destino através de uma mediação, na companhia da mediação de outro ou outra."

Deus dá-te a pessoa que te faz interessar por tudo, que te faz apaixonar pelo mundo, que te faz avançar perante a vida, procurar e abrir-te mais, multiplicando todos os teus sentidos. Daí só se amar aquilo que não se possui completamente, possuir completamente algo é como que ficar parado, cair na rotina, parando assim a busca, é necessário haver sempre dúvidas, procurar respostas, viver.



"A realidade vence sempre sobre a vida virtual, sobre a fábula, a realidade é bem mais interessante, é um caminho de experiência"



Nós temos que ser protagonistas da própria vida!


Jornada Mundial da Juventude 2011 - Madrid
Breve Reflexão minha:)

Sem comentários:

Enviar um comentário